domingo, 16 de agosto de 2009

A INSTRUÇÃO EM SERPA


A INSTRUÇÃO EM SERPA

De um folheto impresso na officina de Antonio Rodrigues Galhardo em 1773 e que tem o seguinte titulo:
«Lista dos professores regios, de filozofia racional; rhetorica; lingua grega; e grammatica latina; e dos mestres de ler, escrever e contar, despachados por rezolução de S. Magestade de 10 de novembro deste prezente anno de 1773, em consulta da Real Mesa Censoria de outo do mesmo mez e anno.»*
Nota de José Bentes Saião nomeado professor de grammatica latina em Serpa.
Além d'este possuia a comarca de Beja mais dois professores de grammatica latina, um em Beja e outro em Moura, um professor de grego, um de rhetorica e outro de philosofia racional. Este ultimo professor chamava-se Manuel de Jesus Saião, parecendo pelo seu appelido ser parente do professor de Serpa.
No emtanto havia só tres professores de ler, escrever e contar; dois residentes em Beja e um em Moura.
O Marquez de Pombal tinha com as suas reformas de instrução por fim aniquilar o espirito jesuítico; hoje as nossas reformas nenhum objecto teem em vista que não seja o cuidado material dos professores, na maior parte agentes eleitoraes ou protegidos destes.
Depois da queda do Marquez de Pombal houve largas mudanças. Em 1779 imprimiu-se em Lisboa na Officina Luisiana um folheto com o seguinte titulo:
«Lista das terras, conventos, e pessoas destinadas para professores de philosofia racional, rhetorica, lingua grega, grammatica latina, desenho, mestres de ler, escrever e contar como tambem de aposentados nas suas respectivas cadeiras, tudo por resolução real de S. Magestade de 16 de Agosto do presente anno de 1779, tomada em consulta da Real Meza Censoria de 12 de Janeiro de 1778»*
Nesta lista tem sete povoações da comarca de Beja outros tantos professores de grammatica latina. Entre esses se conta ainda em Serpa José Bentes Saião. O ensino da leitura era ministrado por 16 professores ou institutos religiosos. Em Serpa coube este ensino ao Convento dos religiosos eremitas de S. Paulo. É certo que presentemente ainda não há em Portugal ou não foi restabelecido, o ensino official exercido pelas congregações religiosas, no entanto em 1901 foi garantida a existencia no Paiz dos estabelecimemtos monasticos que se dediquem ao ensino. Gradualmente, como se fosse resultado d'um plano previamente concebido, tem ido renascendo modernamente todas as instituições (compativeis com o progresso feito) que tornaran antipathica a antiga monarchia.
(TRADIÇÃO - 1902)
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SINES, ALENTEJO - SERPA, Portugal
“Eu não sou eu nem sou o outro, Sou qualquer coisa de intermédio: Pilar da ponte de tédio Que vai de mim para o Outro.”